Antivírus gratuito x Endpoint

Atualmente, em meio a tantas ameaças cibernéticas, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando o assunto é cibersegurança?

Aposto que sua resposta foi ter um bom Antivírus para proteger seu computador de ameaças, não é mesmo? 

Quando a questão é se proteger de vírus, várias perguntas vêm à cabeça:

Qual é a melhor forma de se proteger malwares?

Aquele antivírus gratuito como conhecemos ou Endpoint Protection?

Se existe esta dúvida, você provavelmente ainda não conhece os recursos que um bom Endpoint oferece. 

Para chegarmos a uma conclusão para esta última pergunta precisamos, primeiramente, entender qual é a diferença entre antivírus gratuitos e Endpoint Protection, então vamos às definições.

Antivirus

Antivírus Gratuito

Os antivírus são velhos conhecidos e fazem parte da maioria dos computadores desde o início dos anos 90. São softwares que detectam e bloqueiam ações de de softwares maliciosos, malwares, worms e aplicativos perigosos. Também, alertam sobre sites suspeitos. 

Endpoint Protection

o Next Generation Antivírus, ou Endpoint Protection, oferece uma série de recursos ALÉM da proteção contra ameaças cibernéticas. Ele não conta apenas com anti-malware, mas também diversos recursos e ferramentas de segurança contra qualquer ameaça. Além disso, pode ser integrado ao Next Generation Firewall para análises mais assertivas do perímetro.

O Endpoint garante a segurança de dispositivos conectados à rede corporativa. É importantíssimo considerar  várias ferramentas de proteção para a infraestrutura,  além do antivírus em si. 

Faz a varredura dos dispositivos em busca de todos os tipos de malwares e ameaças, detecta e trata de forma proativa para proteger seu computador, diferentemente do antivírus que é meramente reativo.

Porque antivírus gratuito não é a melhor escolha

As soluções gratuitas de antivírus irão proteger seu computador apenas de vírus comuns e conhecidos, isso te deixa vulnerável a ameaças mais atuais.  Elas estão cada vez mais complexas e sofisticadas. Assim, exigem recursos à altura. 

Veja os tópicos a seguir para entender melhor porque o antivírus gratuito não é interessante para seu negócio ou empresa.

Baixo nível de detecção

Os antivírus detectam ameaças de acordo com um banco de dados. Caso a ameaça não esteja mapeada nesse banco, o antivírus é incapaz de detectá-la.

Em soluções gratuitas, essa característica é ainda mais grave. Frequentemente, não há atualização no banco de ameaças. Elas são defasadas e menos assertivas para detecção. Em resumo, o antivírus gratuito detecta apenas ameaças muito simples.

Cobranças à parte por ação

Grande parte dos antivírus gratuitos, mesmo depois de uma boa varredura no seu computador, podem exigir a compra de licenças temporárias ou liberação de ferramentas para solucionar problemas localizados no dispositivo.

Falta de suporte técnico especializado

Como não há investimento, não há suporte técnico. Atualmente, o grande diferencial é a assistência e suporte oferecido por empresas de cibersegurança: para implantação, manutenção e gerenciamento. 

Truques escondidos

Quando um serviço é gratuito, o produto pode ser você. Ao fornecer uma solução gratuita, o desenvolvedor coleta seus dados e comportamento no meio digital, que muitas vezes são vendidos para outras empresas como programas de estratégias comerciais e anúncios.

Além disso, alguns antivírus gratuitos são, na verdade, Trojans. 

Trojans, ou Cavalos de Tróia, são ameaças discretas à segurança digital pois se “parecem” com algum programa seguro. Na verdade, atuam como porta de entrada para acesso a sua máquina e seus dados.

Baixa frequência de atualização

De acordo com dados da Sophos, a cada 4 segundos surge um novo malware.  Uma boa solução de Endpoint Protection realiza atualizações diárias e mais frequentes. Atualizações que garantem proteção e eficácia contra novos vírus e eventuais ataques. 

Assim também, se seu sistema operacional é antigo e desatualizado, é bem provável que ele não receba mais atualizações de segurança e correções de vulnerabilidade com o antivírus gratuito.

Principais benefícios do Endpoint Protection

No Next Generation Antivírus, ou Endpoint Protection, cada computador é responsável por sua própria segurança. Não somente o antivírus, mas todo um pacote de funcionalidades. Ele tem mais camadas de segurança para defender você de malwares novos.

Sem dúvidas, só o desejo de garantir a proteção dos dados e infraestrutura da sua empresa já é motivo suficiente para justificar a contratação de um Next Generation Antivírus.

Separamos mais algumas vantagens que a solução em Endpoint Protection oferece, veja abaixo:

Fácil instalação

A instalação é simples e basta configurar o servidor central que faz a segurança da rede que o software inicia o monitoramento dos dispositivos. No caso de soluções como serviço, a empresa responsável realiza todo o processo para você. 

Barreira de invasões

É difícil controlar ações indesejadas dos funcionários da empresa, por exemplo, se um funcionário clica em um email com phishing ou até mesmo insere na máquina um pendrive infectado.

Softwares de segurança de Endpoint Protection são a melhor solução para este tipo de caso e protegem o seu ambiente organizacional.

Recurso machine learning no endpoint

O machine learning absorve o comportamento de uma máquina. O entendimento da máquina sobre ações realizadas vão se acumulando para, depois, reconhecer atividades suspeitas e automaticamente bloqueá-las. 

Gerenciamento centralizado

A administração da rede é gerenciada pelo Endpoint e o administrador ou gestor de TI tem controle sobre o sistema para monitoramentos, autorizações,  bloqueios, relatórios e demais ações.

Integração com novas tecnologias

Como a gestão é centralizada em um único sistema, é muito mais simples integrar qualquer atualização muito mais rapidamente a todos os dispositivos.

EDR e XDR

O EDR (endpoint detection and response) é uma ferramenta que monitora terminais (endpoints) e servidores para detectar malwares e outras ciberameaças. Além disso, também é capaz de responder a esses agentes maliciosos rapidamente, o que o diferencia dos antivírus comuns. 

E o XDR, ou Detecção e Resposta Estendida, é a detecção e resposta multicamadas. Ele coleta e correlaciona automaticamente dados em várias camadas de segurança, como e-mail, endpoint, servidor, workloads em nuvem e rede, para que o tempo de investigação seja otimizado.

Concluindo

Se quiser saber mais sobre o Next-Generation Endpoint Protection, leia nosso outro artigo sobre o assunto acessando este link.

Comparando os prós e contras, ficou bem claro que a melhor solução para defender sua empresa das ameaças que crescem constantemente a cada dia é o Next Generation Endpoint Protection, concorda?

Uma  infraestrutura completa com mais camadas de segurança e outras soluções se fazem necessárias para você chegar perto dos 100% de proteção em cibersegurança que todos almejam.

Se tem interesse em ler mais conteúdos sobre soluções como Firewall, Backup, Cloud computing e outros, acesse o blog, LinkedIn e Instagram da Strema e fique por dentro!