Não existe transformação digital sem cloud computing. A nuvem já faz parte da sua rotina. Os dados do celular são hospedados, acessados e manipulados no ambiente virtual por intermédio de uma conexão de internet. Antes todos nós tínhamos um HD externo para proteger dados importantes. Hoje, alocamos em provedor específico de cloud.

Esta é a principal tendência para empresas que desejam manter sua competitividade no mercado. O investimento em tecnologia sempre foi visto como sinônimo de inovação. Agora, uma premissa básica para otimizar processos.

Leia este artigo até o final para saber as principais vantagens do cloud computing para a sua empresa.

O mercado de cloud computing está aquecido

Ao longo do tempo, na medida em que as barreiras do entendimento foram vencidas, o número de empresas que optaram por um provedor de nuvem continuam a aumentar.

Existem três tipos de cloud computing: nuvem pública é a mais adotada, seguida da nuvem híbrida. A privada se mantém na terceira posição.

Veja informações importantes sobre a tecnologia:

– O Brasil é lider de cloud na américa latina. Parte das empresas aceleraram seu processo de modernização.

– Uma pesquisa realizada pela Business Software Alliance (BSA) colocou o país na 22 posição entre os países dominantes na indústria de TI. 

– Espera-se que o interesse por cloud computing dobre até 2025.

– Houve um aumento record de 40% em apenas 3 meses no cenário pandêmico. 

Leia agora o nosso artigo sobre os tipos de cloud computing.

Vantagens do cloud computing

Impossível não associar o crescimento expressivo do mercado de TI com a crise mundial. Afinal, as pessoas passaram a ficar em casa e tudo passou a ser feito através de telas. Claro, era de se esperar a explosão de ameaças cibernéticas.

Migrar para a nuvem é uma escolha estratégica que considera uma série de questões para a tomada de decisão. Certamente, não é toda empresa que consegue arcar com o custo de data centers e servidores físicos. E quando o espaço de armazenamento não for mais o suficiente? Tudo isso deve ser levado em consideração.

O físico é passível de danos. Uma queda de energia pode queimar seu servidor, eventualmente. Você deve pensar em todos os cenários possíveis quando for tomar esta decisão. Por fim, vamos às vantagens do cloud computing.

Economia

Primeiramente, a nuvem é totalmente virtual. Você utiliza o espaço do provedor: não há necessidade de ocupar espaço na sua empresa com todo o maquinário de armazenamento. Nesse sentido, as aplicações e sistemas da empresa podem ser virtualizadas e alocadas totalmente na nuvem. O pagamento é feito de acordo com o espaço ocupado.

Por exemplo, pense que sua empresa cresceu muito no intervalo de um ano. A partir daí os dados armazenados triplicaram. Solução simples: você irá contatar o seu provedor e aumentar o espaço disponível para a sua empresa.

Escalabilidade

Uma das vantagens do cloud computing mais utilizada como argumento técnico. A infraestrutura da nuvem consegue atender a crescente das demandas de uso da empresa. Seu processamento não é afetado como seria em um servidor físico sobrecarregado. Em resumo, você paga mensalmente apenas pelo espaço que utilizar.

Otimização de processos

Os dados alocados podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Isso garante uma agilidade maior na integração entre sistemas. Consequentemente, há também mais praticidade para a gestão de processos. Os responsáveis pelo monitoramento da nuvem também podem definir acessos específicos para níveis hierárquicos diferentes. Tudo em apenas um clique.

Disponibilidade

Queima de servidores, imprevistos ou falhas no sistema. Quanto tempo você fica parado? A nuvem tem alta disponibilidade pela redundância nos processos e equipamentos. Qualquer ponto de falha é resolvido prontamente no ambiente virtual. É um serviço que funciona perfeitamente, sem parar. O data center da Strema está presente em uma das empresas mais seguras do mundo, líder de mercado.

Essas são algumas das vantagens do cloud computing. Quer saber mais sobre este tema? No LinkedIn e Facebook da Strema compartilhamos uma série de conteúdos do universo de TI. Acesse!