VPN é um dos tipos mais utilizados de conexão privada. A VPN (Virtual Private Network) ganhou cada vez mais espaço como ferramenta de segurança de dados para que empresas pudessem se conectar com suas filiais de forma segura. E, claro, também com seus colaboradores neste momento de regime remoto. 

Uma pesquisa da TI Safe aponta um aumento de 860% nos casos de ataques cibernéticos, número atualizado do ano de 2020. Prevenir é melhor do que remediar. Sem dúvidas, trazer dados como este é importante para falar iniciar o diálogo sobre ferramentas de cibersegurança.

Neste artigo você vai saber o que é VPN e sua aplicabilidade, além de seus benefícios e como funciona.

O que é VPN?

VPN ou Virtual Private Network é uma ponte virtual entre pontos específicos de forma privada. O IP dos dispositivos envolvidos é disfarçado. Em resumo, sem este recurso, dados trafegam abertamente na rede.

Entre conexões desprotegidas fica fácil de esbarrar em um hacker no meio do caminho. A rede aberta da internet é uma terra fértil para o roubo de dados.

Como funciona a VPN?

Um colaborador está com o seu notebook em algum café ou restaurante e acessa a internet pelo Wifi disponível. Entrou no e-mail corporativo, trabalhou com arquivos importantes e recebeu informações sigilosas neste período.

Se o roteador da internet tiver sofrido algum tipo de invasão, seu histórico de navegação está nas mãos do invasor. Não queremos isso. É quando entramos com a VPN.

Nesta conexão, além de proteger a sua identidade (IP disfarçado) também utiliza-se da criptografia para tornar dados ilegíveis. Desta forma, a VPN te conecta ao Firewall da empresa para a proteção dos dados.

Afinal, este é o objetivo principal de um Next Generation Firewall: monitoramento de entrada e saída do tráfego com a rede externa. 


Principais vantagens da conexão VPN

Como você viu anteriormente, as VPNs são responsáveis por tornar os dados utilizados por você completamente confidenciais com criptografia em tempo real.

IP oculto e conexão direta com o host VPN, o servidor de Serviços de Internet (ISP) não conseguirá fazer a leitura de nenhuma ação executada durante a conexão. A aplicabilidade da VPN em si já é uma grande vantagem para a segurança, certo?

E não para por aí, veja mais algumas. 

VPN é criptografada

Para conseguir ter acesso ao dado criptografado é preciso ter uma chave específica. Sem ela, é praticamente impossível para algum dispositivo conseguir decifrar o código. A chave é responsável por codificar os códigos utilizados no processo, seja para ocultar ou torná-los legíveis.

Diminui os riscos de vazamento de dados

Com a conexão à rede da empresa protegida, mesmo que o colaborador esteja acessando dados da rede pública ou doméstica, dificilmente um hacker terá sucesso em sua tentativa de invasão.  

Caso a empresa tenha uma estrutura de cibersegurança completa, com soluções adjacentes atuando, a segurança pode ser ainda mais assertiva. Por exemplo: uma conexão VPN com dispositivos que têm um endpoint instalado.

Tipos de VPN

Ao longo deste artigo te apresentamos a VPN de uma forma generalizada. As mais comuns são PPTP, Site to Site, L2TP, IPSec, SSL, MPLS e VPN híbrida. Vamos falar especificamente sobre a SSL (Secure Socket Layer).

Elas se diferenciam por seu tipo de arquitetura e criptografia de dados no momento da implementação. Faça uma balança entre os prós e contras e veja a aplicabilidade no seu caso.

VPN é uma necessidade

É provável que você tenha visto por aí diversas pesquisas sobre a crescente de ataques cibernéticos. Vários deles envolvendo temas como a covid-19 para conseguir fisgar suas vítimas. Elas estão no ambiente virtual a todo momento, independentemente do segmento de atuação de uma empresa.

Saúde, educação, tecnologia, varejo e organizações governamentais já sofreram perdas significativas. Navegar em uma rede segura é, sim, uma necessidade. Nadar contra a maré pode ser uma catástrofe.

A falta de conhecimento pode ser fatal. Seu CPF é compartilhado em caixas de supermercado, farmácias, no momento de realizar um pix e no cadastro de uma loja. Não temos garantia da segurança cibernética nestes locais. 

Acompanhe nossas redes sociais para acessar mais conteúdos sobre cibersegurança: Instagram | Linkedin

Baixe o Guia Completo sobre Cibersegurança e entenda mais sobre as soluções disponíveis.